<<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> fb89961aa1215bac7709080cd265d24dbb99ad39 Deixa Fluir
Sabor da Vida

Mão na Massa!!!

Nesse delicioso encontro do Deixa Fluir o Sabor da Vida o Prof. Daniel Lorandi de Oliveira do curso de Gastronomia nos ensinou o passo a passo de como fazer uma PIZZA!!!

E falando em pizza…

Conheça 10 curiosidades sobre essa maravilha!!!

1-Origem: A origem da pizza não é muito certa. Acredita-se que antes de Cristo os fenícios costumavam acrescentar carne e cebola em cima do pão, que tinha aspecto achatado semelhante ao pão sírio. Mas a iguaria teria adquirido o aspecto moderno somente no século XVI, com a introdução do tomate na Itália.

2-Dia Mundial da Pizza: A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889.

3-Made in Italy: Considerada um símbolo nacional, engana-se quem acha que a pizza italiana é feita apenas com ingredientes produzidos no país. Da mussarela da Lituânia ao molho concentrado chinês, do azeite de oliva da Tunísia ao trigo canadense.

4-Fonte de Felicidade: Em 2019, uma pesquisa realizada por ocasião do “Dia Internacional da Felicidade”, celebrado no dia 20 de março, revelou que a pizza é uma das maiores fontes de felicidade para os italianos.

5-Brasileira X Italiana: Vinda junto com os imigrantes italianos no século XIX, a pizza italiana sofreu algumas adaptações para conquistar os brasileiros. Com massa grossa, fina, bordas recheadas ou não, a pizza consumida no Brasil tem os sabores e formatos mais diversos, podendo ser a tradicional, de metro e até de panela de pressão.

6-EUA: Além de Itália e Brasil, a paixão pela pizza também atinge os Estados Unidos e, em junho de 2017, foram os norte-americanos que “roubaram” dos napolitanos o título de “maior pizza do mundo”. Com 2,13 kms de extensão.

7-Pizzarias no Brasil: De acordo com estimativas da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem pouco mais de 40 mil unidades, formais e informais, no país.

8-Pizza gigante: Um grupo de 30 pizzaiolos napolitanos preparou ao vivo uma pizza de 500m de comprimento dentro do complexo Fico Eataly World, em Bolonha, na Itália. Ao todo, ela tinha 100m dedicados à clássica margherita e 20m para cada recheio tradicional das 20 regiões da Itália.

9-Dia da Pizza Romana: No ano passado, a cidade de Roma e todo o Lazio, no centro da Itália, realizaram em setembro o “Dia da Pizza Romana”, no qual diversos restaurantes e pizzarias ofereceram um menu clássico, além de criações.

10-Polêmica forno: O uso de forno elétrico para produzir pizza na Itália provocou polêmica no mês passado e gerou reação da Associação de Pizzaiolos Napolitanos, que alertaram que o reconhecimento da “Arte dos Pizzaiolos” como Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco pode estar em risco.